top of page

MINDFULNESS ou ATENÇÃO PLENA

Mindfulnes é uma prática científica de regulação da atenção que tem inspiração na meditação. Pesquisas vem demonstrando que a prática funciona como uma musculação cerebral.


Quando estamos estressados nossa capacidade de julgar, raciocinar, tomar decisões fica comprometida e podemos ser levados preponderantemente pelas emoções e entramos em um ciclo no qual estresse reduz nossa capacidade, que gera mais dificuldades e problemas e assim cada vez mais estresse e sendo assim, a prática de mindfulness pode ser uma excelente opção para interromper este círculo vicioso.


Estudos mostram que os meditadores regulares são mais felizes e mais satisfeitos do que a média das pessoas. Esses resultados têm uma importante repercussão na saúde, já que as emoções positivas estão associadas a uma vida mais longa e saudável.


 

Os benefícios da meditação da atenção plena:

  • A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação. A memória melhora, as reações se tornam mais rápidas e o vigor mental e físico aumenta.

  • Os meditadores regulares têm relacionamentos melhores e mais gratificantes.

  • Estudos feitos no mundo todo comprovam que a prática da meditação reduz os principais indicadores do estresse crônico, incluindo a hipertensão.

  • A meditação é eficaz também para reduzir o impacto de doenças graves, como dor crônica e câncer, podendo até auxiliar no combate à dependência de drogas e álcool.

  • Além disso, pesquisas indicam que a meditação fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater resfriados, gripe e outras doenças.

Fonte: Atenção Plena - Mindfulness - Como Encontrar A Paz Em Um Mundo Frenético Mark Williams e Danny Penman

 

A meditação da atenção plena, auxilia na melhora da percepção. Você se torna capaz de identificar pensamentos prejudiciais assim que eles surgem, permite que tenhamos maior consciência de que lembranças são apenas lembranças e que podem estar contaminadas pela nossa percepção que pode ser parcial e que pensamentos e lembranças, NÃO SÃO VOCÊ, são apenas pensamentos e lembranças, logo, não são reais.


Por ser uma técnica simples, pode ser realizada por qualquer pessoa, pois consiste em observar sem criticar os seus pensamentos, emoções e sensações. Não se trata de aceitar o que não é aceitável e sim de ver o mundo com mais clareza, para que assim seja possível tomar decisões mais eficazes para mudar o que pode ser modificado.

Experimente um exercício simples que consiste em concentrar toda a atenção na respiração:

​Meditação de um minuto

​1-Sente-se ereto em uma cadeira com encosto reto. Se possível, afaste um pouco as costas do encosto da cadeira para que sua coluna vertebral se sustente sozinha. Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos ou abaixe o olhar.

​2-Concentre a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo. Perceba as diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração. Observe a respiração sem esperar que algo de especial aconteça. Não há necessidade de alterar o ritmo natural.

​3-Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, traga sua atenção de volta à respiração, suavemente. O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena.

​4-Sua mente poderá ficar tranquila como um lago – ou não. Ainda que você obtenha uma sensação de absoluta paz, poderá ser apenas fugaz. Caso se sinta irritado ou entediado, perceba que essa sensação também deve ser fugaz. Seja lá o que aconteça, permita que seja como é.

​5-Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o aposento novamente.

Fonte: Atenção Plena - Mindfulness - Como Encontrar A Paz Em Um Mundo Frenético Mark Williams e Danny Penman


bottom of page