top of page

Psicoeducação - Saiba o que é...

Conhecer mais sobre o nosso funcionamento é uma importante estratégia para viver melhor.


Na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) a psicoeducação é muito utilizada para auxiliar o paciente e os seus familiares a conhecer melhor o funcionamento emocional e cognitivo. É importante que o paciente aprenda o modelo cognitivo-comportamental para que possa ter uma vida mais funcional.

A psicoeducação consiste em fornecer conhecimento teórico prático ao paciente, para que o mesmo possa desenvolver habilidades de maior controle dos pensamentos e do humor, o que contribui também para uma maior responsabilidade do paciente com o seu processo de mudança.


Cabe também à psicoeducação fornecer ao paciente que tem alguma psicopatologia, informações sobre a doença e os seus sintomas, a importância do tratamento médico e farmacológico, bem como desenvolver algumas habilidades e hábitos que podem favorecer o convívio com a doença e o manejo dos sintomas.


Entre as possiveis tarefas do terapeuta em um processo de psicoeducação esta apresentar a importante relação existente entre pensamento, sentimento e comportamento ao paciente e tal aprendizado possibilita que o processo continue ocorrendo mesmo após o encerramento do processo terapêutico, sendo dispensável estar sempre em acompanhamento de um profissional para continuar aplicando os conhecimentos já adquiridos, torna possível prosseguir em contínuo desenvolvimento, evoluindo dia após dia ao longo da vida.




Comments


bottom of page